Notícias

20/08/2016 09:26 LORRANA CARVALHO/GCOM

Site é criado para gerenciamento dos Centros de Acesso a Tecnologia e Inclusão Social

A partir do mês de julho os Centros de Acesso a Tecnologia para Inclusão Social (CATIS) passam a contar com um sistema online, para submissão dos relatórios semestrais das atividades. De acordo com a Coordenadoria de Popularização da Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), o sistema possibilitará o monitoramento online do uso dos 440 Centros que estão distribuídos em 112 municípios do estado.

Para a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo Marques de Souza, a implantação e disponibilização do site é um passo importante e uma confirmação do compromisso do Governo do Estado em sua política de implementar e monitorar programas que compreendam tecnologias para a inclusão social. “Com o site o Governo demonstra o zelo que tem com o cumprimento eficiente do recurso público, uma vez que poderemos verificar se os Centros estão sendo usados de forma adequada”, afirma.

A assessora da Secitec, Lectícia Figueiredo Oliveira, explica que por meio da plataforma, será possível gerar gráficos com o perfil do público atendido, tipo e percentual de atendimento por município e região. “Além disso, faremos o mapeamento da situação de funcionamento dos CATIS e possíveis remanejamentos com agilidade, permitindo o cumprimento do objeto do programa e possível ampliação do atendimento”.

De acordo com ela durante o primeiro semestre de 2016 foram realizadas 26 viagens de monitoramento, acompanhamento de entrega de relatórios semestrais e criação da arte da placa para identificação dos CATIS, que já estão sendo instaladas pelos cooperados, visando maior divulgação destes espaços.

Para envio dos relatórios os cooperados deverão acessar o site CATIS MT e gerar o documento com as atividades desenvolvidas em cada unidade. O site traz ainda informações sobre o programa e vídeos institucionais.

Os Centros

O CATIS é um programa do Governo Federal, por meio de Contrato de Repasse entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é proporcionar à população menos favorecida espaços coletivos gratuitos de acesso às tecnologias para inclusão social, visando ao aperfeiçoamento da qualificação profissional, melhoria do ensino e inclusão social de portadores de deficiência.

Os Centros são compostos por um ou mais kits que incluem 11 computadores, impressora, ar condicionado, projetor multimídia, switch e modem/roteador, nobreak, 10 estabilizadores e mobiliários (mesas para computador, cadeiras, rack, balcão e quadro branco).

Para a implantação dos CATIS foram celebrados Termos de Cooperação entre as instituições cooperadas e a Secitec, com vigência de 10 anos. Entre as instituições cooperadas que sediam os Centros estão prefeituras, universidades, escolas técnicas, associações, APAEs, federações e secretarias estaduais.

Conheça no link http://www.catismt.com.br/