Notícias

16/09/2015 12:01

Catis com situação regular recebem cursos do Crescendo e Empreendendo

AUGUSTO PEREIRA
Assessoria/Secitec-MT

A equipe técnica da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação (Secitec) está fazendo a vistoria dos Centros de Atenção Tecnológica de Inclusão Social (Catis) distribuídos em 108 municípios do estado. Os Catis considerados aptos recebem cursos sobre empreendedorismo realizados pelo Sebrae, em parceria com a Secitec. O “Crescendo e Empreendendo” é dirigido a jovens de 15 a 18 anos e tem como objetivo desenvolver a compreensão de que criar o próprio negócio é uma opção viável. 
Cada Catis faz parte do programa do Governo Federal, por meio de Contrato de Repasse entre a Secitec e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Caixa Econômica Federal. O objetivo é atender a população menos favorecida com espaços coletivos gratuitos de acesso às tecnologias digitais, visando o aperfeiçoamento da qualificação profissional, melhoria do ensino e inclusão social de portadores de deficiência. 
A Secitec, ao longo do primeiro semestre, realizou a vistoria das 440 unidades do programa. Algumas delas não estavam atendendo a comunidade e receberam advertência pelo não cumprimento do convênio. Estas instituições conveniadas receberam um prazo para ativar os computadores e ar condicionados em salas adequadas, começarem a atender a comunidade e enviar o relatório de atuação. 
O curso “Crescendo e Empreendendo” já foi realizado em Acorizal, Alta Floresta, Barra do Bugres, Rondonópolis, Tangará da Serra, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Instituto Imadea, em Várzea Grande. Em outros municípios o curso está em andamento (Campo Novo e Bases Comunitárias da Polícia Militar em Várzea Grande). A carga horária é de 12 horas/aula divididos em quatro dias de curso. 
O Sebrae disponibiliza profissionais para a orientação empresarial em três modalidades de curso: Crescendo e Empreendendo, Jovem Empreendedor e Despertar. São 50 cursos espalhados pelo estado que devem atingir 1.300 estudantes em 2015. Para os interessados, novas turmas serão abertas na Fundação Nova Suíça, em Várzea Grande, 12 escolas estaduais de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, na Rondonópolis Escola Técnica estadual de Rondonópolis e em Nobres. Em 2016 a meta é ampliar o número de municípios alcançados.